terça-feira, 22 de outubro de 2024

Inauguração do Centro Cultural Bartolomeu Campos de Queiroz - Papagaios/MG - 22/6/2024

Que dia alegre e especial! Inauguração do Centro Cultural Bartolomeu Campos de Queiroz na querida cidade irmã de Papagaios! Bartô, grande escritor nascido em Pará de Minas, mas criado em Papagaios e com raízes em Pompéu uma vez que descende de Dona Joaquina do Pompéu.

Com formação nas áreas de educação e arte, seguiu para a França, com uma bolsa da ONU, para estudar filosofia no Instituto Pedagógico de Paris. Foi na capital francesa que começou a escrever. No início dos anos 1970, estreou na literatura com O peixe e o pássaro, o primeiro livro de uma extensa obra que o firmou entre um dos principais autores de ficção infantil e juvenil brasileira. Foi idealizador do Movimento por um Brasil Literário, do qual participava ativamente. Recebeu condecorações importantes, como Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (França), Medalha Rosa Branca (Cuba), Grande Medalha da Inconfidência Mineira e Medalha Santos Dumont. Ganhou ainda o Grande Prêmio da Crítica em Literatura Infantil/Juvenil pela APCA, o Jabuti, o Prêmio Academia Brasileira de Letras, entre muitos outros. Em 2000, entrou na Lista de Honra do IBBY. Em 2008, recebeu o Prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil, da Fundação SM, no México, pelo conjunto de sua obra. Amante das palavras, dizia ter fôlego de gato, o que lhe permitiu nascer e morrer várias vezes. “Sou frágil o suficiente para uma palavra me machucar, como sou forte o suficiente para uma palavra me ressuscitar.” Bartolomeu faleceu em 2012.

Parabéns a Rosinha e membros da Associação, bem como à Prefeita Rislâine Faria e equipe!











Condecorado com a Medalha Alferes Tiradentes da Polícia Militar Minas Gerais

 Na manhã do dia 13 de junho tive a grata satisfação de ser agraciado com a Medalha Alferes Tiradentes, a mais alta honraria da Polícia Militar de Minas Gerais, na semana que celebra os 249 anos, com presença do Coronel Piassi, Comandante Geral da PM e do alto Comando.










Hugo de Castro Machado agraciado com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek

O Governador Romeu Zema condecorou-me com a Medalha Presidente Juscelino Kubitscheck, no último dia 12 de setembro, celebração dos 122 anos do nascimento do Presidente Bossa Nova! 

A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek é uma das mais importantes honrarias de Minas Gerais e foi criada pela Lei 11.902, de 1995, com o objetivo de premiar personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços à coletividade nos cenários politico econômico, social e cultural do Estado ou País. Em 2025, a comenda completará 30 anos.


Governador Romeu Zema Neto e eu


Portando a Medalha Presidente JK




Inauguração do Centro Cultural Bartolomeu Campos de Queiroz - Papagaios/MG - 22/6/2024

Que dia alegre e especial! Inauguração do Centro Cultural Bartolomeu Campos de Queiroz na querida cidade irmã de Papagaios! Bartô, grande es...